Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Supertições de Casamento

Continuando com as Tradições de Casamento em cada País, agora vamos as supertições... Abaixo seguem algumas das supertições, de casamento como por exemplo o Noivo ver a Noiva antes da cerimônia com o Vestido de Noiva:




O noivo não deve ver a noiva antes da cerimônia. Este é um dos mais antigos rituais de casamento e que toda noiva segue a risca. Esta tradição vem da época que os casamentos eram acertados pelas famílias e o homem não podia ver a futura esposa para evitar que se arrependesse no último minuto.

A gravata do noivo deve estar reta, pois se acredita que se a gravata estiver um pouco torta o homem será infiel. Essa crendice popular nasceu, porque alguns homens se encontravam com outras mulheres antes do casamento, o que era o motivo para que a gravata não estivesse bem alinhada.

Chuva de arroz ao sair da cerimônia, este é um ritual que faz com que o casal seja fértil para ter filhos. Ao longo dos anos o arroz também passou a ser substituído por papéis coloridos, bolinhas de sabão, tudo de acordo com a criatividade dos convidados.


A noiva não deve usar pérolas, pois elas podem representar as lágrimas ao longo da vida de casado.




Algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul, costume que vem da Idade Média, na qual se acreditava que usar algo novo era o símbolo do começo de uma nova etapa. Um acessório velho pela relação da noiva com o que foi sua vida antes deste dia, para o que vai ser após o matrimônio. Algo emprestado significa a união e confiança de uma amizade. Uma jóia ou roupa de cor azul, já que a cor representa a fidelidade dos noivos.



Ruídos e músicas x maus espíritos - Em muitos países um dos costumes é fazer uma caravana atrás dos noivos para sair da igreja e dirigir-se ao local da festa. Durante o trajeto se tocam buzinas, se colocam músicas e inclusive se amarram latas na parte de trás do carro que leva os noivos até o local da festa. Tudo isso, se acredita que espanta a má sorte e os maus espíritos.

Segunda sim, terça não, sexta sim – Na Idade Média, se cuidava dos mínimos detalhes de um casamento para que se atraísse boa sorte. As segundas-feiras representavam o dia da lua que atraia abundância e fertilidade, enquanto que as sextas-feiras eram para a deusa da beleza e do amor: Vênus, que supõe assegurava o amor eterno para o casal. Por outro lado, existe um ditado que diz “ na terça-feira nem te case nem da tua casa te afaste”. Este refrão popular vem da Roma Antiga, porque a terça-feira era o dia do Deus da Guerra.




O vestido da noiva, o costume é se casar de branco, mas além disso o azul também é um substituto ao branco, pelo seu significado. Jamais casar-se de preto, pois significa a morte ou de verde (esta é a cor da infidelidade).



Começar com o pé direito – ao caminhar até o altar para assegurar a vida do casal sem obstáculos e feliz, seguindo o ditado que diz que “tudo que começa bem, termina bem”.




10 – O véu da noiva – é um elemento fundamental em algumas culturas. Para alguns representa a juventude, para outros a pureza que será descoberta pelo homem, porém para os mais supersticiosos o véu da noiva protege dos maus espíritos e da inveja ou ciúmes que se pode despertar entre os convidados.

Imagens: Google

E quem acredita nessas supertições???

Seja como for não deixaram o Marcelo ver o meu vestido de noiva... rsrs

 

Um comentário:

  1. Eu acredito em algumas, mas usei pérolas no casamento e até agora deu td certo kkk. Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.
Responderei em breve a todos os comentários.

Beijos

Tempo do Blog

Daisypath Friendship tickers